sábado, 28 de julho de 2012

Nossos alunos, Robson e Janete, representaram a escola nos jogos escolares com muita garra, responsabilidade e ainda trouxeram-nos um 3º lugar!


É isso mesmo! Janete e Robson foram para os jogos escolares e ela trouxe um 3º lugar no xadrez. E nós, que fazemos a comunidade Enéas Olímpio, desejamos aos dois, muitas felicidades e que nunca desistam de seus sonhos. Parabéns, meninos!

Obaa!!! as aulas já vão começar terça feira, dia 31/07!!



São os votos do núcleo gestor.

sábado, 14 de julho de 2012

Viva!!! Escola Enéas Olímpio tem dois alunos premiados no SPAECE 2011! Então solta os folgos ! Vamos aprontar a festa!









LUCAS D`JANGO E RAFAEL FÉLIX


A SEDUC, divulgou os nomes dos alunos premiados com um computador no SPAECE 2011.Os dados têm como base o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Um total de 6.107 estudantes vai ganhar um equipamento e dentre esses números, a escola Enéas Olímpio estar com dois alunos premiados, não é o máximo!!? Então vamos comemorar!!! Viva!!! Viva!!! Viva!!!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Preparamos umas dicas de leitura que vai surpreender você nessas férias!! Vamos ler, ainda temos muitos dias sem fazer nada!


















Você pode ler um bom livro em qualquer lugar! Porque férias não é só dormir, viajar,nem só diversão. Se divertir enquanto ler, é possível,pois o livro traz uma variedade de opção de lugares, acontecimentos e leva você para onde estiver disposto a ir. Ler não tem idade! Não desgasta a mente e nem a cansa, não engorda e nem causa problema de vista. Ler é para quem tem atitude!!! Acompanhe nossas dicas:

A Contadora de Filmes
Hernán Rivera Letelier (Ed. Cosac & Naify)

Pensei nas férias de julho que são rápidas e rasteiras. Pensei num jeito da gente se divertir de leve, meio encantado. Para isso um livro de cerca de 110 páginas que nos põe a viajar pelos anos 50 em meio a personagens de um povoado no deserto de Atacama. Eis que nos envolvemos com a comovente história com as ranhuras e sutilezas da vida e que vou adiantando um pouco para dar gosto e intento. É algo relatado por uma contadora de filmes, como aponta o título. Talvez um livro que nos fale da convivência entre a realidade áspera e a possibilidade de transcendência. Logo de entrada vamos nos enredando com o que nos diz Maria Margarida, a filha menor de uma família pobre de mineiros, para quem a sessão de cinema aos domingos era um must, alimento de seguir vivendo.

Dois em Um

Alice Ruiz (Ed. Iluminuras, 2008)

O livro reúne toda a obra poética de Alice Ruiz publicada na década de 1980. A autora paranaense que já escrevia haikais mesmo antes de saber que é este o nome que se dá à forma poética japonesa de apenas três versos, capta com sensibilidade e humor momentos de verdadeira beleza em situações aparentemente corriqueiras, condensados nesses pequenos poemas. Para os fãs da autora que sentem dificuldade em encontrar seus livros esgotados, Dois em Um é uma ótima pedida. E para os que ainda não são fãs, uma boa oportunidade de conhecer um pouco da sua obra.

O Pai, a Mãe e a Filha
Ana Luisa Escorel (Ouro sobre Azul, 2010)

O retrato de menina, as ilustrações da primeira infância e uma edição pequena e bem-cuidada emolduram essa narrativa de memórias encantadora contada por Ana Luisa Escorel. A autora, filha de dois dos mais importantes intelectuais brasileiros, Antonio Candido e Gilda de Mello e Souza, divide com o leitor algumas intimidades de família, guardados de gaveta e as lembranças de sua vida entre quatro e oito anos de idade. Histórias de "primos, piano e pipoca" em uma prosa leve e sensível que se passa ora em São Paulo, ora em Minas Gerais no final da década de 40. Um livro cor de laranja, desses, para ler devagarzinho. Um livro que nos leva de volta para casa.

Encontros: Carlos Drummond de Andrade
Org. Larissa Pinho Alves Ribeiro (Azougue, 2011)

A leitura flui nessa coletânea de entrevistas que reúne 60 anos de conversas com o poeta. A primeira é de 1927 e as últimas foram realizadas pouco antes de sua morte. Há de tudo um pouco: a própria vida, os livros, os amigos, o iconoclasta do período modernista e a delicadeza das confissões feitas numa entrevista à própria filha, Maria Julieta, em 1984, no fim de sua vida. Menos para entender sua obra e mais para conhecer a visão de mundo de um criador extraordinário.


Aproveite!!!

Boa leitura.

Núcleo Gestor.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Quer saber por que nosso segundo programa "Som da juventude" foi muito elogiado pela comunidade?

Primeiro, porque o tema era interssante, atual, pertinente e muito polêmico para os dias de hoje, principalmente na nossa cidade; segundo, porque foi exposto de forma séria, pesquisado com cuidado para que os ouvintes pudessem compreender a mensagem que queríamos passar para eles.
Veja abaixo o programa escrito na íntegra:


2º PROGRAMA SOM DA JUVENTUDE DA ESCOLA ENÉAS OLÍMPIO DA SILVA

Iracema 03 de Julho de 2012- apresentação de 14:30 às 15:00h

Abertura (Hino da escola)

1º QUADRO: ESCUTE E REFLITA

Boa tarde! Eu sou Janete e está no ar o programa som da juventude-programa produzido pela escola Enéas Olímpio da silva.

O que você precisa fazer para se divertir? Será que perder a sua vida para se divertir vale a pena? Claro que não! Então, porque você precisa encher a cara para se divertir? A diversão é algo para nos alegrar, para aproveitarmos junto com a família,com os amigos, com a namorada ou o namorado, com a esposa ou o esposo, com os filhos... mas, se você beber demais, como saberá aproveitar esses momentos? Como lembrará no dia seguinte? Dizem que as lembranças de momentos felizes alegram a alma e consola o coração, liberando um bem estar que nos impulsionam a viver melhor. E aí? Beber com moderação ou simplesmente não beber, é melhor que perder os momentos felizes que a vida nos proporciona ou a nossa própria vida. Por isso enquanto você reflita, ouviremos juntos a música: “O que é o que é” de Gonzaguinha

QUADRO : FALANDO SÉRIO

Boa tarde. Sou Robson e no nosso quadro “falando sério” de hoje, vamos falar de alcoolismo.

Os perigos de beber demais

Mas será que você sabe o que é uma bebedeira? Janete, você sabe o que é bebedeira? beber para ficar embriagado?

Robson

BEBEDEIRA. Alguns a definem simplesmente como beber até se embriagar. Um relatório do Instituto Nacional de Combate ao Abuso do Álcool e ao Alcoolismo (dos EUA) procurou ser mais específico. Dizia que bebedeira (binge drinking, em inglês) é “definida tipicamente como consumo de cinco ou mais drinques seguidos, no caso dos homens, e de quatro ou mais drinques seguidos, no caso das mulheres.

Embora a bebedeira seja considerada um jogo para alguns, é um jogo muito perigoso! O excesso de álcool diminui a quantidade de oxigênio que chega ao cérebro, podendo interromper funções orgânicas vitais. Os sintomas incluem vômito, inconsciência e respiração lenta e irregular. Em alguns casos, resulta em morte. Cerca de um mês depois de concluir o ensino médio, Kim, uma jovem de 17 anos, foi a uma festa do tipo “beba- quanto- puder”. Ela consumiu 17 drinques antes de desmaiar. Sua irmã mais velha chegou e levou-a para casa. Na manhã seguinte, a mãe de Kim encontrou-a morta.

Beber demais raramente causa a morte imediata, mas ainda assim é uma ameaça à saúde. “O álcool pode prejudicar qualquer órgão em seu corpo”, diz o especialista em saúde mental Jerome Levin. “Os alvos principais do álcool são o sistema nervoso, o fígado e o coração.” Um artigo na revista Discover diz: “Uma nova pesquisa sugere que os alcoólatras jovens estão brincando com o perigo. Visto que o cérebro continua a se desenvolver até depois dos 20 anos, jovens que bebem demais podem perder quantidades significativas da capacidade mental.” O consumo crônico de álcool também está associado com o aumento de acne, rugas prematuras, ganho de peso, danos aos órgãos internos, dependência de álcool e vício de drogas.

Há outros perigos associados com o excesso de bebidas alcoólicas. Se você se embriagar, talvez fique vulnerável a maus-tratos. Pode ser vítima de um ataque físico ou até mesmo de estupro. Ao mesmo tempo, você pode se tornar uma ameaça para os outros, comportando-se de maneira descontrolada. Pode fazer coisas que nunca lhe passariam pela cabeça se estivesse sóbrio. Por isso a Bíblia adverte que, se beber demais, ‘os olhos verão coisas estranhas e o coração falará coisas perversas’. (Provérbios 23:33) As consequências ruins incluem amizades desfeitas, baixo rendimento na escola e no trabalho, ficha criminal, além de pobreza.

Música: Bem que se quis- Marisa Monte

3º QUADRO: “SOLTANDO A LÍNGUA”

Boa tarde eu sou ____________________ e apresentarei hoje o quadro ”soltando a língua”

Nossa língua é muito complicada, mas se prestarmos atenção em algumas expressões, poderemos falar elegantemente. Por exemplo:

01 - Ninguém diz eu coloro esse desenho. Dói no ouvido. Portanto, o verbo colorir é defectivo (defeituoso) e não aceita a conjugação da primeira pessoa do singular do presente do indicativo. A mesma coisa é o verbo abolir. Ninguém é doido de dizer eu abulo. Pra dar um jeitinho, diga: Eu vou colorir esse desenho. Eu vou abolir esse preconceito.

02 - Descriminar é absolver de crime, inocentar. Discriminar é distinguir, separar. Então dizemos: Alguns políticos querem descriminar o aborto. Não devemos discriminar os pobres.

03 - Outra vez tome cuidado. Quando for ao supermercado, peça duzentos ou trezentos gramas de presunto, e não duzentas ou trezentas. Quando significa unidade de massa, grama é substantivo masculino. Se for a relva, aí sim, é feminino: não pise na grama; a grama está bem crescida.

04-Toda vez que disser "É meio-dia e meio" você estará errando. O certo é: meio-dia e meia. Ou seja, meio dia e meia hora.