segunda-feira, 9 de julho de 2012

Quer saber por que nosso segundo programa "Som da juventude" foi muito elogiado pela comunidade?

Primeiro, porque o tema era interssante, atual, pertinente e muito polêmico para os dias de hoje, principalmente na nossa cidade; segundo, porque foi exposto de forma séria, pesquisado com cuidado para que os ouvintes pudessem compreender a mensagem que queríamos passar para eles.
Veja abaixo o programa escrito na íntegra:


2º PROGRAMA SOM DA JUVENTUDE DA ESCOLA ENÉAS OLÍMPIO DA SILVA

Iracema 03 de Julho de 2012- apresentação de 14:30 às 15:00h

Abertura (Hino da escola)

1º QUADRO: ESCUTE E REFLITA

Boa tarde! Eu sou Janete e está no ar o programa som da juventude-programa produzido pela escola Enéas Olímpio da silva.

O que você precisa fazer para se divertir? Será que perder a sua vida para se divertir vale a pena? Claro que não! Então, porque você precisa encher a cara para se divertir? A diversão é algo para nos alegrar, para aproveitarmos junto com a família,com os amigos, com a namorada ou o namorado, com a esposa ou o esposo, com os filhos... mas, se você beber demais, como saberá aproveitar esses momentos? Como lembrará no dia seguinte? Dizem que as lembranças de momentos felizes alegram a alma e consola o coração, liberando um bem estar que nos impulsionam a viver melhor. E aí? Beber com moderação ou simplesmente não beber, é melhor que perder os momentos felizes que a vida nos proporciona ou a nossa própria vida. Por isso enquanto você reflita, ouviremos juntos a música: “O que é o que é” de Gonzaguinha

QUADRO : FALANDO SÉRIO

Boa tarde. Sou Robson e no nosso quadro “falando sério” de hoje, vamos falar de alcoolismo.

Os perigos de beber demais

Mas será que você sabe o que é uma bebedeira? Janete, você sabe o que é bebedeira? beber para ficar embriagado?

Robson

BEBEDEIRA. Alguns a definem simplesmente como beber até se embriagar. Um relatório do Instituto Nacional de Combate ao Abuso do Álcool e ao Alcoolismo (dos EUA) procurou ser mais específico. Dizia que bebedeira (binge drinking, em inglês) é “definida tipicamente como consumo de cinco ou mais drinques seguidos, no caso dos homens, e de quatro ou mais drinques seguidos, no caso das mulheres.

Embora a bebedeira seja considerada um jogo para alguns, é um jogo muito perigoso! O excesso de álcool diminui a quantidade de oxigênio que chega ao cérebro, podendo interromper funções orgânicas vitais. Os sintomas incluem vômito, inconsciência e respiração lenta e irregular. Em alguns casos, resulta em morte. Cerca de um mês depois de concluir o ensino médio, Kim, uma jovem de 17 anos, foi a uma festa do tipo “beba- quanto- puder”. Ela consumiu 17 drinques antes de desmaiar. Sua irmã mais velha chegou e levou-a para casa. Na manhã seguinte, a mãe de Kim encontrou-a morta.

Beber demais raramente causa a morte imediata, mas ainda assim é uma ameaça à saúde. “O álcool pode prejudicar qualquer órgão em seu corpo”, diz o especialista em saúde mental Jerome Levin. “Os alvos principais do álcool são o sistema nervoso, o fígado e o coração.” Um artigo na revista Discover diz: “Uma nova pesquisa sugere que os alcoólatras jovens estão brincando com o perigo. Visto que o cérebro continua a se desenvolver até depois dos 20 anos, jovens que bebem demais podem perder quantidades significativas da capacidade mental.” O consumo crônico de álcool também está associado com o aumento de acne, rugas prematuras, ganho de peso, danos aos órgãos internos, dependência de álcool e vício de drogas.

Há outros perigos associados com o excesso de bebidas alcoólicas. Se você se embriagar, talvez fique vulnerável a maus-tratos. Pode ser vítima de um ataque físico ou até mesmo de estupro. Ao mesmo tempo, você pode se tornar uma ameaça para os outros, comportando-se de maneira descontrolada. Pode fazer coisas que nunca lhe passariam pela cabeça se estivesse sóbrio. Por isso a Bíblia adverte que, se beber demais, ‘os olhos verão coisas estranhas e o coração falará coisas perversas’. (Provérbios 23:33) As consequências ruins incluem amizades desfeitas, baixo rendimento na escola e no trabalho, ficha criminal, além de pobreza.

Música: Bem que se quis- Marisa Monte

3º QUADRO: “SOLTANDO A LÍNGUA”

Boa tarde eu sou ____________________ e apresentarei hoje o quadro ”soltando a língua”

Nossa língua é muito complicada, mas se prestarmos atenção em algumas expressões, poderemos falar elegantemente. Por exemplo:

01 - Ninguém diz eu coloro esse desenho. Dói no ouvido. Portanto, o verbo colorir é defectivo (defeituoso) e não aceita a conjugação da primeira pessoa do singular do presente do indicativo. A mesma coisa é o verbo abolir. Ninguém é doido de dizer eu abulo. Pra dar um jeitinho, diga: Eu vou colorir esse desenho. Eu vou abolir esse preconceito.

02 - Descriminar é absolver de crime, inocentar. Discriminar é distinguir, separar. Então dizemos: Alguns políticos querem descriminar o aborto. Não devemos discriminar os pobres.

03 - Outra vez tome cuidado. Quando for ao supermercado, peça duzentos ou trezentos gramas de presunto, e não duzentas ou trezentas. Quando significa unidade de massa, grama é substantivo masculino. Se for a relva, aí sim, é feminino: não pise na grama; a grama está bem crescida.

04-Toda vez que disser "É meio-dia e meio" você estará errando. O certo é: meio-dia e meia. Ou seja, meio dia e meia hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário